ECONOMIZE: USE O CUPOM "BEMVINDO" E GANHE 5% EM SUA PRIMEIRA COMPRA
Filtros Limpar filtros
  • Embalagem
  • Categoria
  • Faixas de Preço
Ordenar por:
Foram encontrados 22 produtos

Retenção de Líquidos

A retenção de líquido é o nome mais comum para descrever o inchaço que ocorre no corpo ou em partes específicas dele. São muitas as causas possíveis para que isso aconteça e algumas doenças provocam com mais facilidade esse problema. O edema, normalmente, é o resultado do extravasamento de um líquido que é pobre em proteínas e sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo.

Esse líquido confere o aspecto inchado e brilhante da pele, que muitas vezes é compressível por acessórios do vestuário ou mesmo com a pressão dos dedos sobre a pele, deixando algum tipo de marca.

Quais são as causas da Retenção de Líquidos no corpo?

O corpo humano possui mecanismos muito sofisticados para manter o equilíbrio dos líquidos no corpo. Como um pouco mais de dois terços do nosso corpo são compostos por água, todos os fluidos presentes em nosso corpo, inclusive o sangue, são compartimentalizados de acordo com sua função.

Quando há um desequilíbrio nesses mecanismos, que podem englobar desde as variações de pressão sanguínea regional até mesmo a ação da força da gravidade, sedentarismo, entre outros, pode haver o aparecimento de algum edema, ou seja, inchaço no corpo. Outras possíveis causas de retenção de líquidos são:

? Problemas renais, cardíacos ou hepáticos;
? Doenças da tireoide que provocam algum tipo de edema;
? Remédios, como alguns anti-hipertensivos que alteram a permeabilidade dos vasos sanguíneos;
? Reações inflamatórias, como as que ocorrem em reações alérgicas, que alteram a capacidade dos vasos de manter-se competentes contra o extravasamento líquido.

Sintomas da Retenção de Líquido no corpo

Os sintomas mais comuns são edemas em regiões específicas e que estão mais suscetíveis ao acúmulo de líquidos. Dessa forma, é mais comum notar a retenção de líquidos na barriga, pernas, e costas de pessoas que ficam deitadas por muito tempo ou em regiões que estão mais propensas à ação da força da gravidade gravidade.

Diagnóstico e Tratamento

Para realizar o diagnóstico e saber o que fazer para desinchar é necessária a avaliação médica de um profissional. É muito comum ser necessária a realização de alguns exames, para saber a causa do problema. De modo geral, o tratamento para combater o excesso de líquidos pode ser feito de forma natural ao ingerir mais água, chás e diuréticos.

A prática de exercícios também é recomendado, além de recorrer a remédios diuréticos e drenagem linfática que auxiliam a eliminar os líquidos que se acumulam em regiões do corpo. É importante ressaltar, porém, que quando a retenção é grave pode ser necessário tomar remédios que tratam as causas principais, como doenças renais ou cardíacas.