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Vitamina B12

A vitamina B12 é essencial para o funcionamento adequado do organismo, sobretudo no que se refere ao sistema nervoso central, contribuindo para uma boa cognição, além de prevenir a degeneração das células.

O que é vitamina B12?

Trata-se de um nutriente que não é produzido naturalmente pelo organismo e, por isso, deve ser ingerido por meio da alimentação ou suplementação.

A vitamina B12, que também é conhecida como cobalamina, atua em diversos processos realizados pelo organismo, como a síntese de glóbulos vermelhos, formação e manutenção de células do sistema nervoso.

O nutriente também contribui para ter uma cognição adequada, sem comprometimento do aprendizado, além de evitar a degeneração celular, garantindo que o organismo funcione corretamente.

Deficiência de vitamina B12

A falta de vitamina B12 é comum entre pessoas que fazem uma alimentação inadequada. Também costuma ser frequente entre vegetarianos e veganos, uma vez que as principais fontes do nutriente são de origem animal.

Mas, o que acontece quando se tem deficiência de vitamina B12? A bainha de mielina dos neurônios, que funciona como isolante elétrico e permite a condução rápida de impulsos, fica desgastada. Na prática, isso significa que problemas neurológicos e psiquiátricos podem começar a surgir.

A pessoa com baixa quantidade do nutriente no organismo também pode enfrentar problemas de saúde como anemia, estomatite, falta de coordenação motora, perda de sensibilidade corporal, falha na memória, irritabilidade, lentidão de raciocínio e depressão.

Quais os sinais de falta de vitamina B12?

Quando há carência de vitamina B12, o corpo dá sinais que indicam a deficiência. Um dos principais é a fadiga extrema, uma vez que o organismo não é capaz de produzir glóbulos vermelhos para oxigenar o corpo.

Outro sintoma da falta do nutriente é o formigamento de mãos e pés, já que o cérebro não é capaz de produzir mielina em quantidade adequada, o que faz com que impulsos nervosos não viajem rápido, gerando essa sensação.

Há, ainda, a possibilidade de ter falta de equilíbrio e da capacidade de reconhecer sua localização especial, posição e orientação. Em situações assim, quedas são frequentes, podendo gerar outros problemas como fraturas ósseas.

Além desses sinais, a confusão mental também é muito comum e a depressão, uma vez que a vitamina B12 desempenha um papel fundamental no funcionamento cerebral. Sua falta pode causar um desequilíbrio e gerar esses sintomas.

Fatores de risco para deficiência de vitamina B12

Há alguns fatores de risco que podem levar a uma deficiência de vitamina B12. Entre eles, destaque para uma alimentação inadequada, com baixa quantidade de nutrientes.

Além disso, o uso de medicamentos específicos, cirurgia no estômago, anemia perniciosa e fazer cirurgia com uso de anestésico inalatório também pode levar a um caso de carência do nutriente.

Como diagnosticar o déficit de vitamina B12?

O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue e de sintomas do paciente. Como os sinais que o corpo dá são semelhantes ao de outras doenças, não faça um autodiagnóstico, procure um médico para analisar o caso.

Como repor vitamina B12

A reposição da vitamina B12 pode ocorrer de duas formas: por meio do uso de suplemento em cápsula ou de injeção. Ambos os produtos só devem ser utilizados se houver recomendação médica.

A diferença entre essas formas está na velocidade de reposição. No caso do suplemento de vitamina B12 em cápsulas, a reposição é um pouco mais lenta. Já via injeção, que é intramuscular, ocorre rapidamente.

Então, qual tipo é o melhor? Depende do caso do paciente. Deficiências de menor grau, que são as mais comuns, normalmente são supridas eficazmente com uso de suplementos em cápsulas. A injeção geralmente é indicada para casos mais graves.

Como tomar vitamina B12?

Recomenda-se seguir a orientação do fabricante da vitamina B12 suplemento ou de seu médico. De maneira geral, no primeiro mês se faz toda a reposição do nutriente e nos meses seguintes há a ingestão de doses de manutenção, o que ajudará a evitar novas deficiências.

Como prevenir a deficiência de vitamina B12

A prevenção pode ser feita de duas maneiras: por meio da alimentação e do uso de suplementos, caso não consuma diariamente alimentos que contêm esse nutriente.

No que se refere à alimentação, o bife de fígado, marisco, ostra, coração de boi, salmão, queijo fresco, ovo, leite e frango são fontes de vitamina B12.

Já no uso de suplementos, converse com o seu médico para saber como fazer uma reposição adequada, considerando a dose diária que precisa para evitar carência do nutriente.

Comprar vitamina B12

Não sabe onde encontrar vitamina B12? A Dermo Manipulações disponibiliza o suplemento manipulado de vitamina B12, um produto eficaz, seguro e de fácil consumo, uma vez que é disponibilizado em cápsulas.

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Fatores ambientais como a poluição, o uso indiscriminado de pesticidas, a alta quantidade de corantes e conservantes dos alimentos industrializados, a forma de preparo dos alimentos, o estresse físico e mental, tabagismo, entre outros, contribuem para que a absorção dos nutrientes não ocorra de forma adequada, tornando o organismo mais susceptível a deficiências de vitaminas e minerais. Por isso é importante suplementar a alimentação. 

Os fisiculturistas, atletas e praticantes de atividades físicas têm ainda mais necessidades se comparados a indivíduos sedentários, de forma que precisam complementar a alimentação com suplementos projetados especificamente para as importantes exigências nutricionais de quem treina intensamente. Somente assim poderão obter o melhor desempenho possível. 

O organismo humano sozinho não é capaz de sintetizar todas as vitaminas e os sais minerais tem que ser repostos. Para que o corpo humano possa atingir o seu potencial máximo, deve ser alimentado com uma vasta e complexa gama de nutrientes vitais. Mas é muito difícil, senão impossível, obter tudo que o organismo precisa para funcionar apenas da alimentação. E a mera deficiência de apenas uma das vitaminas ou minerais essenciais divide a via metabólica que produz a eficácia e diminui o desempenho, o que certamente não é bom.