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Vitamina C

A vitamina C está presente em diversos alimentos que consumimos no dia a dia, com destaque para os cítricos. Trata-se de um nutriente que oferece benefícios especiais para o organismo, principalmente se consumido regularmente.

O que é vitamina C?

A vitamina C é o ácido ascórbico, nutriente hidrossolúvel que atua em diferentes frentes, como na síntese de colágeno e na reparação dos tecidos. Também dá suporte ao sistema imunológico por ter uma importante função antioxidante, de modo a neutralizar radicais livres e minimizar a possibilidade de dano celular.

Qual a importância do consumo da vitamina C?

A ingestão da vitamina C é importante porque esse nutriente desempenha um papel fundamental no reforço do sistema imunológico, de modo a minimizar a possibilidade de contrair doenças.

Além disso, também atua na produção de colágeno e na síntese proteica, contribuindo para a renovação celular, e auxilia na absorção do ferro ingerido pela alimentação do dia a dia.

Mas, não é só isso: a vitamina C é importante no cuidado com a pele, oferecendo benefícios estéticos, sobretudo no que se refere ao combate ao envelhecimento, de modo a melhorar a qualidade a tez.

Quando suplementar vitamina C?

Curiosamente, é muito raro alguém ter falta de vitamina C, porque a maioria das frutas e verduras tem esse nutriente. Portanto, quem consome esses alimentos no dia a dia consegue atingir a quantidade ideal do nutriente, sem ter deficiência.

Mas, existem casos de pessoas com doenças intestinais que têm dificuldade de absorção da vitamina. Nesse tipo de situação, a suplementação fracionada costuma ser indicada para garantir a quantidade mínima do nutriente no organismo.

A suplementação também é uma alternativa quando se faz uma alimentação deficiente em vitaminas, bem como quando se passa por situações de estresse físico e mental, uma vez que nestes casos o corpo faz um uso maior de vitamina C.

Outra situação em que o consumo do nutriente é uma opção interessante é em casos de gripe, devido ao poder antioxidante da vitamina, que consegue acelerar o ciclo do vírus e faz com que a enfermidade vá embora mais cedo.

E como saber se você precisa de uma suplementação de vitamina C? Apenas com o diagnóstico de um médico, que analisará sintomas e exames clínicos para fazer a indicação da reposição.

Entre esses sintomas clínicos estão o sangramento da gengiva, cabelos e unhas quebradiços, cansaço frequente, resfriados e gripes constantes. A suplementação ajudará a combater esses problemas, reforçando a imunidade.

Como tomar vitamina C

Vai fazer suplementação de vitamina C? Então, saiba que o nutriente está disponível em cápsulas, alternativa que é prática, possibilitando o consumo onde quer que esteja, sem precisar de um preparo prévio.

A posologia varia de acordo com a recomendação do fabricante do suplemento ou de seu médico. Procure segui-la fielmente, para conseguir manter os níveis do nutriente adequados em seu organismo.

Como prevenir a falta de vitamina C

A principal forma de prevenir a falta do nutriente é por meio da alimentação, consumindo diariamente alimentos que são fontes de vitamina C, ajudando a repô-la naturalmente.

Mas, qual alimento é fonte de vitamina C? A lista é extensa e traz alternativa como brócolis, couve, pimentão amarelo, caju, goiaba, mamão, manga, acerola, kiwi, laranja, limão, morango, abacaxi, salsa e tangerina.

Há um detalhe importante sobre o preparo desses alimentos: a vitamina C é hidrossolúvel e há uma perda do nutriente durante o cozimento. Por isso, a recomendação geral é que não cozinhe os alimentos.

Quando fizer o cozimento, faça-o por um período curto e, preferencialmente, a vapor. Dessa forma, evita-se que a vitamina passe para a água, que será desprezada após o cozimento. Outra opção é fazer o preparo no forno ou refogar o alimento com o mínimo de água.

No que se refere ao consumo de frutas, faça a ingestão in natura e no momento em que cortá-las, uma vez que o ácido ascórbico é inativado pelo oxigênio e luz. Dessa forma, será possível ingerir uma quantidade maior do nutriente.

Suplementos de vitamina C são seguros?

Sim, o suplemento de vitamina C em cápsulas é seguro, tanto que seu uso é liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Outro detalhe importante é que a vitamina C não é armazenada pelo organismo. Caso haja um excedente, o nutriente, que é hidrossolúvel, é eliminado na urina. É por isso que não há riscos de toxicidade na reposição da vitamina!

Comprar vitamina C

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Fatores ambientais como a poluição, o uso indiscriminado de pesticidas, a alta quantidade de corantes e conservantes dos alimentos industrializados, a forma de preparo dos alimentos, o estresse físico e mental, tabagismo, entre outros, contribuem para que a absorção dos nutrientes não ocorra de forma adequada, tornando o organismo mais susceptível a deficiências de vitaminas e minerais. Por isso é importante suplementar a alimentação. 

Os fisiculturistas, atletas e praticantes de atividades físicas têm ainda mais necessidades se comparados a indivíduos sedentários, de forma que precisam complementar a alimentação com suplementos projetados especificamente para as importantes exigências nutricionais de quem treina intensamente. Somente assim poderão obter o melhor desempenho possível. 

O organismo humano sozinho não é capaz de sintetizar todas as vitaminas e os sais minerais tem que ser repostos. Para que o corpo humano possa atingir o seu potencial máximo, deve ser alimentado com uma vasta e complexa gama de nutrientes vitais. Mas é muito difícil, senão impossível, obter tudo que o organismo precisa para funcionar apenas da alimentação. E a mera deficiência de apenas uma das vitaminas ou minerais essenciais divide a via metabólica que produz a eficácia e diminui o desempenho, o que certamente não é bom.